O MAC
 
O projeto social, cultural e ambiental MAC, nasceu a partir da necessidade de Marcelo Almeida, figura pública paranaense em compartilhar o conhecimento e explorar a cultura local. Durante o processo, a Casa Treze Studio se fez presente na criação
do projeto, na fase de introdução, conceituação e maturação pré-lançamento. O Projeto baseia-se no portal MAC, um website
que engloba diversas ações a fim de aproximar a cultura da sociedade.
 
Bagagem Cultural, Conto ao Vento e Podcultura
 
Encabeçado pelos vídeos do Bagagem Cultural, uma websérie audiovisual que foca na vivência de Marcelo Almeida nas comunidades do interior do Paraná e Capital, onde o resultado dessa troca de conhecimentos é registrado e editado em pílulas.
 
Dividido em Bagagem Cultural - Na Rua, a bordo de uma kombi customizada que faz a vivência na Capital e Na Estrada, a bordo de um motorhome customizado também, vivenciando as necessidades do interior do Paraná. Todo o conteúdo gerado alimenta tanto o portal, como o aplicativo mobile e a distribuição de contos em podcast, o PodCultura. A função do aplicativo mobile é trazer a comunidade para perto do projeto através de rotas guiadas e acompanhamento das ações, além de transportar o conteúdo do portal para a palma das mãos.
 
Já o PodCultura, funciona como um informativo do Bagagem Cultural, esquetes de pensamentos e diálogos, contos e causos em formato de áudio, disponível também para download, arquivando e compartilhando o conhecimento adquirido. Mantendo a questão da acessibilidade, e facilitando a disseminação destes conhecimentos, para os não conectados, o app se transpõe em forma física através do Conto ao Vento, um impresso em forma de periódicos em material orgânico e sustentável, as folhas semente, resultado de diálogos nas comunidades e leituras realizadas com o intuito de solucionar problemas sociais e difundir a cultura. 
 
Sociedade, Cultura e Conhecimento
 
Para isso idealizamos o projeto todo com base nos três pilares, Sociedade, Cultura e Conhecimento.
 
Fruto de muita pesquisa e vontade de exercer os ideais, as idéias e a sinergia vieram possibilitando o início de uma transformação verdadeira e coletiva.
 
Acionados todos os núcleos da Treze, desenvolvemos a partir do conceito, os serviços de identidade visual, divulgação, criação de anúncios, website e redes sociais, ambientação veicular, promocional e uniformes, material de propaganda, desenvolvimento de mecânicas promocionais, audiovisual e outros projetos interligados que acabaram ficando em stand by como o aplicativo mobile, a participação do Instituto Ambiente em Movimento com toda sua assessoria ambiental e questões de acessibilidade, e a festa de lançamento do portal que foi modificada de seu objetivo inicial, que era uma festa para todos, difundindo a cultura, porém se realizou de maneira mais privada e selecionada. Muitos brainstorms foram realizados onde atitudes críticas de ação real seriam veiculados à sociedade, mas de acordo com o cliente, somente alguns foram colocados em prática.
 
Conceito
 
Inspirado na trajetória de um desbravador do Paraná, Auguste de Saint-Hilaire, um botânico etnográfico francês, que no século XIX, veio ao Brasil e ao Paraná para estudar e aplicar noções básicas de agricultura, confecção de herbários, transporte de vegetais e, principalmente, dissecação de plantas.
 
Uma das características mais marcantes do envolvimento de Saint-Hilaire com o Brasil foi sua vinculação aos discursos e práticas utilitárias e filantrópicas que dominam a literatura de viagens desde fins do Antigo Regime. Segundo ele e as autoridades que o enviaram, o maior objetivo de sua viagem, seria o bem estar da humanidade.
 
Com este posicionamento, Marcelo Almeida, inicia um ideal de desbravamento do estado e expansão de conhecimento. Ensina, aprende e compartilha. Experiencias, viagens, música, arte e cultura através do portal, webserie e contos onde relata e retrata um possivel futuro derivado de um estudo profundo do passado e do presente aplicado, utilizando a economia criativa, participacao social e a tecnologia em sintonia com o meio ambiente.
 
Concepção
 
Para a identidade visual, pensamos em uso, dinamismo, minimalismo, simbolismo, fidelidade e praticidade.
Acompanhe o processo de criação:
 
 
Estudos Iniciais
 
Seguindo várias vertentes, o processo foi natural e fruto de pesquisas sensoriais, design thinking, capital intelectual e vontade de criar uma experiência com estilo de vida a ser seguido. 
Identidade Visual Definitiva
 
A simbologia definida como oficial, compreende a marca representada pela sigla MAC estampando um livro. Significando o acervo, o compartilhamento de conhecimentos e idéias, a união de bagagens culturais e experiências traduzidas no compilado que permanece intacto e distribui através das sociedades. Para tal, a melhor identificação possível foi adotada, onde o Livro é a Vida e suas páginas (seções), são as histórias que preenchem seu interior. Por solicitação, foi recriada a logo de um antigo projeto já em prática pelo cliente, o Conversa Entre Amigos, para que pudesse ser incorporado no projeto MAC, resultando na identidade visual definitiva a seguir:
Alfabeto e Cores
 
As fontes utilizadas para o projeto, que já tem um sentido social e colaborativo, fazem o reforço da era OpenSource em que vivemos. Para isso utilizamos a família de fontes de nome ''Dosis'', licenciada pelo SIL Open Font License versão 1.1, ou seja de código aberto para todos os usos, facilitando também a continuidade do projeto pelo cliente seja qual for o seu desejo.
 
Em relação às cores, definimos uma paleta (Pôr do Sol) que permeia o uso da webserie e conceito de acordo com a distinção dos módulos ''Na Rua'' e ''Na Estrada'', deixando cores em comum aos dois para que o projeto tenha uma padronagem visual e receptiva, de fácil entendimento. Assim seguindo o conceito de viajante, aventureiro e transformados em todas as fases.
Audiovisual
 
Com o belíssimo registro audiovisual e fotográfico, foram definidos para a continuidade da identidade formas de relevar os mesmos propósitos em todas as peças, para isso, cores utilizadas e posicionamentos de diagramação que fossem simples para se entender, ver e acompanhar o projeto.
Sustentabilidade e Acessibilidade
 
Para a assessoria ambiental do projeto, foi chamada a parceria do Instituto Ambiente em Movimento, iam.net.br, que já realiza muitos trabalhos de ação real social pelo Brasil afora e em alguns outros países como a África. O intuito foi o de ressaltar problemas assim conferindo soluções e capacitando agentes modificadores para a extensão do ideal.
 
Além de pensar no primordial, a questão de acessibilidade e o uso dos conhecimentos por toda a sociedade, sem nenhuma exclusão. Esta parte do trabalho acabou não sendo desenvolvida neste primeiro momento, mas há a oportunidade para projetos independentes do próprio Instituto, da Casa Treze e seus muitos parceiros de ideais.
 
Na questão sustentável do projeto, o que foi utilizado faz parte de uma outra grande parceria da Casa Treze, as mídias ecológicas GreenMark Brasil, greenmarkbrasil.com.br, responsável pelos impressos em papel semente, uma revolução ambiental onde o papel é 100% reciclado e artesanal, com sementes de árvores, flores ou ervas de cozinha em sua composição e após a visualização do material, pode ser picotado e plantado em vasos ou jardins, dando vida à uma bela planta. 
 
Já outras grandes idéias desta empresa que ficaram no projeto, mas são importantíssimas de se lembrar, são o Graffite Musgo e o Graffite Limpo, duas técnicas que envolvem o meio ambiente se fazendo presente no cenário urbano através de táticas de arte urbana e alternativa.
Ações Sociais e Planejamento de Campanha
 
Após o lançamento do portal em uma festa temática que trouxesse a integração projeto, sociedade, cultura e tecnologias, o buzz espontâneo com os resultados aplicados dão abertura para o início das ações, enquanto o portal se alimenta dos episódios e difunde a cena cultural local.
 
Dividimos a campanha em quatro fases:
 
Concurso Cultural 
 
A proposta é convidar a sociedade a fazer o seu papel de cidadão transformador contribuindo para a melhoria do espaço e o bem estar de todos. Criando assim multiplicadores, participantes ativos, oferecendo a oportunidade de agir no coletivo, integrando comunidades e universitários. Para isso utilizando as redes sociais e ações em mobiliários urbanos.
 
Curitiba no Íntimo
 
Nasce da necessidade de levar a educação, cultura e sociedade nas diferentes comunidades da cidade. Tem como objetivo oferecer as pessoas a oportunidade de expor alguns aspectos socias. Corrigir, continuar e incentivar as ações coletivas. Encontrar personagens que fazem a diferença na sociedade (heróis protagonistas), assim destacando as boas ações.
 
UNIMAC
 
Levar a proposta do concurso para as Universidades, incentivando a participação ativa de voluntários em grupos de ações sociais. Universitários participarão da comunidade, pesquisando, compreendendo os problemas de cada região e buscando soluções além de evoluir em suas áreas profissionais. Referência: Projeto Rondon.
 
Novo Conversa Entre Amigos
 
Repaginar o projeto existente em uma série de encontros entre o MAC e conhecedores de distintas esferas (esporte, arte, música, aquilo que as aproximam). Em cima desses grupos, será trabalhada e fomentada a prática da filosofia e teoria, transmitindo valores e idéias positivas, assim como avaliar problemas que afligem sugerindo possíveis soluções. Como resultado desses encontros, surgiriam ilimitadas ações potenciais, temas e novos contextos de atuação (um novo mundo de possibilidades). Formação de sociedades pensantes.
 
 
Mídias
 
Para a divulgação, foram selecionadas as seguintes mídias de acordo com o impacto sobre cada segmento da sociedade cobrindo a região com o público necessário inicial para sua disseminação, aos poucos estentendo a divulgação e trabalhando com momentos intermediários entre as ações de modo a ter uma cobertura do estado eficiente.
 
Tudo aliado à soluções criativas e alternativas como o graffiti, o estêncil, os códigos QR e intervenções urbanas, como a replicação de projetos referência como a ''Praça de bolso do ciclista'', porém expandindo-se da região central para todos os bairros da cidade.
 
Abaixo o planejamento inicial de divulgação na primeira fase contando com algumas necessidades imediatas nas redes, radios locais
e regionais, televisão e seleção de canais para veiculação, jornais de amplo acesso, intervenção no mobiliário urbano, uso de táxis, aplicativos e revistas de amplo acesso :
Material Campanha
 
Abaixo os estudos para conceituação de campanha, e a campanha final para veículação.
 
Estudos e Referência para Campanha
Campanha Final para Veiculação
Ficha Técnica
(Conceito, planejamento, ações, execução e realização)
 
Casa Treze Studio:
Direção de Arte e Conceito: Castro Pizzano
Criação: Sarah Gelinski, Castro Pizzano e Marcelo Fiedler
Planejamento: Lucía Alonso
Atendimento: Victória Gandara
Audiovisual: Felipe Oliver Arnoso, Thiago Maceno, Guilherme Hahn, Guilherme Nairobi, Matheus Dutra
Fotografia: Vinicius Ferreira (Tchê)
Pós Produção: Raphael Rodrigues (Costela)
Web: Fernando Moreira e Calliandra De Souza Anderle
 
Instituto Ambiente em Movimento:
Coordenação: Jay Van Amstel e Lucas Sielski
Auxiliar de Produção: Marco Aurélio Nunes
Acessibilidade: Wagner Bitencourt
 
Mobile APP:
Coordenação: Marcus Martins
Equipe: Rafael Capgemini e Alex Capgemini
 
Produção Executiva:
Ana Costin, Rafael Krebs e Davi Bortolossi
Conteúdo e Redes Sociais: Ana Costin e Rafael Krebs
Realização: Marcelo Almeida
 
Agradecimentos:
Bernardo Bechtlufft e Carolina Melo